quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Itamontense ganha premio de culinária

Vencedora Elza Augusto Lino dos Santos

Na eleição de “Minha receita preferida”, da revista AnaMaria. 

Forma inscritas quase 6.500 receitas. Desse total, nove entraram na disputa final e foram avaliadas por um júri no edifício da Editora Abril, em Pinheiros.

A receita campeã foi a galinhada com arroz vermelho e creme de feijão-branco de Elza Augusto Lino dos Santos, mineira de Itamonte que faturou um cruzeiro. 

O prato competiu na categoria grãos e fez uma reinterpretação de um prato muito tradicional no sul de Minas, o arroz vermelho com pato, que, por sua vez, é variação da clássica receita legada pelos portugueses. A dela  vem com um extra: o creme de feijão-branco.


Receita de Elza Augusto Lino dos Santos para o concurso Minha Receita Preferida, da revista AnaMaria
(Rende 10 porções)

Tempo de preparo: 1 h

Ingredientes

Galinhada
1 galinha caipira (2 kg)
Óleo para fritar
3 colheres (chá) de alho socado no pilão com sal
500 g de arroz vermelho
3 tomates médios sem pele nem sementes
2 pimentões amarelos cortados em tiras ou cubinhos
1 pimentão verde cortado em tiras ou cubinhos
3 cebolas-roxas médias3 folhas de louro
½ maço de cheiro-verde picado
1 pimenta dedo-de-moça
3 talos de alho-poró picados

Creme de feijão-branco
500 g de feijão-branco
3 dentes de alho
1 cebola
Sal e pimenta-do-reino branca moída
 
Modo de preparar
 
Galinhada
Corte a galinha pelas juntas, retire a banha, lave e frite em um pouco de óleo sem deixar queimar. Quando a gordura derreter, separe a metade e reserve. Acrescente o alho e o sal, deixe dourar na gordura que ficou na panela e refogue a galinha. Cozinhe até ficar com a cor dourada. Cubra de água e cozinhe até a carne ficar macia. Acrescente o arroz, já lavado e escorrido. Se necessário, ponha mais água. Na metade do tempo de cozimento (cerca de 20 minutos), ponha os ingredientes restantes e deixe até o arroz ficar macio. Retire do fogo e reserve.

Creme de feijão-branco
Cozinhe o feijão na panela de pressão. Deixe esfriar e abra a panela, após liberar o vapor. No liquidificador, bata o feijão com parte do caldo do cozimento e com os ingredientes restantes. Aqueça a gordura que restou da fritura da galinha e refogue o feijão batido. Cozinhe por cinco minutos e sirva acompanhando a galinhada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário