sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dicas para prevenir acidentes de carro



Ter um seguro veicular é sempre uma ótima opção para ficarmos mais tranquilos em caso de qualquer acidente que venha a acontecer. Mas o melhor ainda é a precaução. Tomando as providências listadas abaixo, estaremos fugindo de nos envolvermos em acidentes:

  • Manter o pé na embreagem ou segurar o automóvel com ela
Pé na EmbreagemAo controlar um veículo na subida somente com a embreagem, corremos o risco de prejudicar o funcionamento correto dos componentes do motor. Além disso, manter o pé na embreagem faz com que a peça sofra um desgaste prematuro, aumentando riscos de mau funcionamento e acidentes;

  • Dirigir com a mão pra fora do veículo ou com o banco deitado
Mãos no Volante
Aqui vale seguir as velhas regras da auto escola e NUNCA perder a postura no volante. Bancos baixos demais ou mãos fora do volante fazem com que o motorista adquira maior lentidão a respostas contra fatores externos e internos;

  • Lavar o motor
Lavar o motor
O motor do carro possui diversos componentes elétricos que, ao contato com jato de água, podem ser desconectados ou darem pane por curto-circuito. Veículos modernos possuem diversos componentes como sistema de injeção eletrônica ou dispositivos sensores, que podem acumular água, causando mau contato, falhas e até a oxidação dos conectores;

  • Usar celular para falar ou receber mensagens
Celular no carro causa acidente
Você pode estar tanto falando como aguardando uma mensagem – se você estiver prestando atenção no celular, não prestará atenção na direção. Celular e direção não combinam, pois o primeiro rouba toda a atenção do condutor. Em caso de urgência, atenda no viva-voz!

  • Dirigir com excesso ou falta de iluminação
Farol Carro
Manter o farol alto ligado é um risco contra os demais motoristas e a si mesmo. Você pode causar um acidente e se envolver nele ainda por cima! Devemos sempre tomar cuidado com o excesso de luminosidade, assim como sua falta também, nos guiando nesse caso por meio da faixa branca na lateral da pista.

  • Manter uma distância segura do veículo a frente
Distância segura
É sempre importante manter uma distância de dois segundos do veículo da frente (quando a traseira do veículo da frente passar por um ponto fixo, contar dois segundos). Fazendo isso, você tem tempo para fugir de qualquer imprevisto que venha a ocorrer.

Seguindo essas dicas, você estará menos propício a sofrer um acidente no trânsito. Lembre-se: dirija com atenção e respeite sempre o próximo, tanto os demais condutores, como os motociclistas, ciclistas e pedestres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário