Mostrando postagens com marcador Água. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Água. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 3 de julho de 2015

A importância da água para o corpo humano

Como detectar a falta de água no seu corpo?

A água é um elemento indispensável para a vida. A maior parte dos organismos da Terra está composta por água em maior ou menor proporção. No caso das pessoas, a água constitui 60% do organismo, quer dizer, mais da metade do nosso corpo é água. Quando o organismo carece de água e não recebe uma hidratação correta, ele se deteriora rapidamente e pode levar inclusive à morte.


Quanto tempo uma pessoa pode viver sem beber água?
Embora para muitos seja difícil de acreditar, há registros de pessoas que sobreviveram até 90 dias sem ingerir alimento algum, enquanto que os que não beberam líquidos não puderam aguentar mais do que 5 dias.



Estima-se que o limite de vida de uma pessoa que não bebe nada de água ou de outro líquido, é de 4 dias.



Quanta quantidade de água devemos beber diariamente?



Em geral, os especialistas recomendaram consumir 2 litros de água por dia, ou 6 ou 8 copos. Entretanto, para saber com mais precisão quanta água o nosso organismo precisa para se manter hidratado e em correto funcionamento, podemos estabelecer que é recomendável um litro de água por cada 25 quilos de peso.



Como saber se o nosso corpo está precisando de água?
Embora em muitas ocasiões achemos que o nosso organismo está bem hidratado e que as coisas estão bem, há certos sintomas que nos podem indicar que estamos desidratados e que precisamos consumir mais água do normal.



As altas temperaturas, as doenças, ou a acumulação de toxinas, entre outros fatores, podem aumentar o risco de desidratação e de desencadear diferentes problemas de saúde que podem diminuir a qualidade de vida. Entre os sintomas que nos indicam desidratação podemos encontrar:



Olhos inchados.
Boca ressecada.
Cor escura e odor forte na urina.
Dor ao urinar.
Constante sensação de sede.
Perda de elasticidade da pele.
Sensação de confusão e de fadiga.
Maior risco de quedas.
Infecções no trato urinário.
Formação de cálculos renais.
Espasmos nos músculos do corpo.
Dificuldade para respirar.
Constipação.
Dores de cabeça e enxaqueca.
Problemas dentários.
Ressecamento da pele.
Perda do cabelo.
Ausência de lágrimas ao chorar.
Diminuição na quantidade de urina.

Como prevenir a desidratação?
Para prevenir a desidratação é chave consumir pelo menos 2 litros de água por dia, ou a quantidade recomendada segundo o peso de cada pessoa. Os esportistas devem aumentar consideravelmente o seu consumo de água em função do tipo de exercício realizado e da duração, pois eles devem repor os líquidos perdidos durante as rotinas esportivas.



O que fazer se o nosso corpo carece de água?



Se, depois de conhecer os sintomas de desidratação, você identifica que seu corpo carece de água, o ideal é que comece a se hidratar com uma boa quantidade de água diária. Você deve consumi-la moderadamente e devagar já que, se beber quantidades exageradas de uma só vez, pode desencadear efeitos negativos na saúde. Também pode ser contribuída água ao organismo através de sucos naturais de frutas e verduras com altos conteúdos de água. Quando os sintomas são graves é muito importante ir ao médico, já que será necessário realizar a hidratação por via intravenosa.



Quais são os benefícios de beber água diariamente?
Além de proporcionar a hidratação adequada ao nosso corpo, o consumo de água diária traz mais benefícios à saúde dos que você pode imaginar. Entre esses benefícios encontramos:



Contribui para a perda de peso: a água tem zero calorias e pode substituir todo tipo de refrescos ou sucos ricos em açúcar. Uma boa quantidade de água nos proporciona sensação de saciedade, contribui para a eliminação de toxinas e para o ritmo do metabolismo. Portanto, o consumo de água é imprescindível nas dietas para baixar de peso.
Aumenta sua energia: o consumo de água previne a desidratação e ajuda a manter as energias necessárias para o dia a dia.
Melhora a saúde cardíaca: o consumo de água diária reduz significativamente os riscos de sofrer um ataque cardíaco. Para as pessoas com tendência a sofrer ataques, o consumo de água é um método econômico e fácil de reduzir as possibilidades.
Melhora a digestão: o sistema digestivo necessita de uma boa quantidade de água para realizar o processo de digestão. O consumo de água diária ajuda a reduzir os problemas de acidez estomacal e de constipação.
Para uma pele saudável e jovem: o consumo de água previne o envelhecimento prematuro e todos seus signos na pele. A água ajuda a manter a firmeza e o colágeno da pele, mantendo-a suave, radiante e jovem.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água, 22 de março


Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia da Água. A data é uma ótima oportunidade para honramos esse bem tão precioso em nossas vidas. A água assume várias funções e significados profundos que podem nos ajudar a conhecê-la e compreendê-la melhor e assim, reciprocamente, nos conheceremos mais.

A molécula H2O e suas associações com outros elementos do planeta, como o magnésio, ferro, cloro e zinco, constitui o aspecto mais denso da água. Ela é responsável por 2/3 da superfície da Terra e por 70% do nosso corpo. É o elemento fundamental da vida e por isso mesmo a sua presença é o indicador de existência ou sua ausência de vida em outros planetas.

Qualidade e bom uso em casa
Usamos a água no chuveiro e nas torneiras, a bebemos e com ela nutrimos nosso corpo. No entanto, esta água precisa de duas coisas básicas: qualidade e bom uso. No quesito qualidade, devemos, em primeiro lugar, tentar não sujar a água. É importante evitar jogar óleo de cozinha nos canos e elementos não bio-degradáveis ralo abaixo, por exemplo. 

Nas boas práticas é sempre bom lembrar de fazer um uso racional deste líquido precioso, consertando vazamentos, diminuindo o tempo de banhos, ensaboando as louças com a torneira fechada e banindo de vez práticas como a "vassoura d'água" (usando a água para limpar calçadas, quintais, etc).

Por sua vez, a água destinada à ingestão demanda uma qualidade um pouco maior e aqui temos um grande desafio a vencer. De um lado a água mais saudável é a mineral, pois a que vem da torneira possui muito cloro, flúor e algumas outras substâncias químicas que podem ser prejudiciais ao longo do tempo. 

Na maioria das vezes a água que sai da torneira tem um baixo pH, que a torna mais ácida e ainda mais prejudicial ao corpo. Por outro lado, a água mineral desequilibra o ecossistema do qual ela é retirada. Afinal, quando retiramos a água de um lugar ela deixa de nutrir os ecossistemas por onde passaria. Rios deixam de existir, ou diminuem de tamanho, as matas ciliares perdem vigor e, assim, isso todas as plantas e animais em volta sofrem direta e indiretamente).

 Além disso, na maioria das vezes, a água mineral é transportada em garrafões de plástico que, quando aquecidos sob o sol, por exemplo, podem liberar substâncias tóxicas provindas do plástico, como a dioxina . Isso tudo sem contar a contaminação do ar feita pelos caminhões que transportam os garrafões da fonte até a sua casa.

A solução para este problema está em alguns filtros que, além de removerem partículas e bactérias, também retiram flúor, cloro, metais pesados e demais substâncias tóxicas da água da cozinha. De quebra, ainda elevam o pH para um nível mais alcalino, tornando o consumo possível e ajudando a manter o corpo mais saudável.

Se estes filtros ainda forem aplicados ao chuveiro, haverá um cuidado melhor e mais natural com a pele e os cabelos, que ficarão mais belos e fortes sem a necessidade de tantos produtos químicos.

Apreciem sem moderação!