Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dez dicas para deixar você mais inteligente



Você sabia que é possível dar um empurrãozinho no funcionamento do seu cérebro para ter um melhor rendimento nos estudos e no trabalho?

A revista Time fez uma lista com pequenas atitudes que podem ajudar você a ser uma pessoa mais inteligente. Confira as dicas e veja se você já pratica alguma delas.

1. Administração do seu tempo online

Este é definitivamente um mal dos tempos atuais, mas isso não significa que você deve abdicar da internet. A ideia é selecionar melhor o que você vê quando está online, ou seja, trocar aquelas horas nas redes sociais por boas leituras, vídeos de palestras e se dedicar a aprender novas coisas.

2. Tome nota!

Todos os dias, somos bombardeados com uma grande quantidade de informações. Por isso a dica é: anote o que é mais importante. Seja conteúdo de uma aula, um livro que você gostaria de ler ou uma dica de filme. Coloque tudo no papel para ajudar sua memória mais tarde.

3. Faça uma lista das coisas que você já fez

Lembrar-se das coisas que você já conquistou ao longo do tempo pode tornar você mais confiante e satisfeito. Anote os trabalhos entregues, a academia que você finalmente começou e aquela viagem incrível que fez. Isso vai deixar você mais motivado para conquistar ainda mais!

4. Jogue mais!

Jogos de planejamento estratégico e memória são uma ótima forma de treinar seu cérebro. Os mais indicados são xadrez, jogos de cartas e palavras cruzadas(vírgula) e o ideal é que você jogue sozinho, sem a ajuda de livros e dicas.

5. Selecione melhor os seus amigos

Pesquisas indicam que o seu QI é uma média do QI das cinco pessoas mais próximas de você. Sendo assim, escolha estar por perto de pessoas inteligentes e isso vai influenciar positivamente seus hábitos e decisões.

6. Leia muito

Este é um conselho um pouco batido, mas inevitável. A leitura é um ótimo exercício para a criatividade, bastando encontrar o tipo de conteúdo de que você mais gosta, seja o jornal de toda a manhã ou um bom livro. O importante é ler muito e sempre.

7. Explique coisas para as pessoas

Segundo Einstein, "Se você não consegue explicar de uma maneira simples, você não entende o assunto bem o suficiente". Por isso, falar sobre as coisas que você aprendeu pode ajudar você a dominar ainda mais o conteúdo.

8. Coisas novas aleatórias

Seu cérebro não é muito fã da rotina, por isso, novas atividades podem deixá-lo ainda mais afiado. Aulas de assuntos e estilos variados, por exemplo, são uma ótima forma de criar novas memórias e deixar a mente sempre renovada.

9. Aprenda um novo idioma

Um novo idioma é importante para se destacar no meio de trabalho, mas o estudo também pode deixar seu cérebro mais esperto e treinado. Se os cursos com professores não cabem no orçamento, a internet está cheia de bons recursos para ajudar você nessa tarefa.

10. Relaxe!

De nada adianta seguir todas as nove dicas anteriores se você não tirar um tempo do seu dia para descansar. Relaxe, respire fundo e fique um tempo em silêncio, sem fazer mais nada. Esse tempo vai servir para que seu cérebro assimile tudo o que você fez e para que o corpo recomponha as energias.


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

10 sites que oferecem videoaulas gratuitas e em português



Lista de sites que oferecem vídeos educativos dos mais variados formatos. Alguns produzem seu próprio conteúdo, outros aproveitam cursos presenciais e filmam aulas físicas, e há os que ainda se dedicam a reunir e traduzir para o português vídeos produzidos e oferecidos gratuitamente no exterior.”


e-Unicamp
Conteúdo: aulas elaboradas pelos professores por meio de vídeos, animações, simulações e ilustrações. Inclui materiais das áreas de exatas, humanas e biológicas
Acesso: livre e gratuito



Conteúdo: aulas em vídeo preparadas para a Universidade Virtual de São Paulo (Univesp). Atualmente tem materiais de 19 cursos de exatas, humanas e biológicas
Acesso: livre e gratuito



Conteúdo: oferece conteúdo criado para os cursos da instituição, no formato de “cursos livres, sem assessoria pedagógica (tutoria), avaliação e certificação”
Acesso: livre e gratuito



Conteúdo: o site, criado pelo interesse de alunos de medicina da UFF em filmar e distribuir aulas do curso, tem vídeos produzidos dentro dos cursos oferecidos pela universidade, como antropologia, odontologia, e farmácia
Acesso: gratuito, exige cadastro apenas de usuários que desejam fazer download dos arquivos



Conteúdo: traz material sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), simulados, jogos e aulas, com conteúdos de todas as áreas de conhecimento, divididos em blocos temáticos que, por sua vez, estão subdivididos em aulas também temáticas
Acesso: livre e gratuito



Conteúdo: versões dubladas em português dos vídeos do professor Salman Khan. As aulas abordam temas variados, principalmente de nível fundamental e médio e de ciências exatas, de maneira didática e informal
Acesso: livre e gratuito



Conteúdo: reúne e produz legendas para vídeos de cursos de graduação e pós on-line e presenciais das principais universidades do Brasil e de outras partes do mundo, além de palestras como as dos eventos TED
Acesso: livre e gratuito



Conteúdo: vídeos de até 10 minutos produzidos por estudantes no formato de aula particular, com conteúdo principalmente do ensino superior e das áreas de exatas
Acesso: livre e gratuito



Conteúdo: vídeos produzidos por um estudante de engenharia para auxiliar alunos no aprendizado de conceitos da matemática; a produção dos vídeos segue o modelo da Academia Khan
Acesso: livre e gratuito



Conteúdo: curso de inglês em vídeos baseado no material da Universidade Cambridge
Acesso: a visualização dos vídeos é gratuita, assim como a correção de 10 exercícios por módulo; usuários que queiram faz mais exercícios podem contratar pacotes fechados.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Professor - uma espécie em extinção


É triste ver como o governo trata a Educação em nosso país.

Meus amigos é comum vermos os pais sonharem que seus filhos tenham uma boa profissão. Hoje há várias opções no mercado, mas não conheço ninguém que incentive seu filho a ser um professor.

É uma triste realidade que vivemos, as famílias já não educam seus filhos, e estes cobertos de direitos e impunidades vão para as escolas.

O governo parece ter perdido o controle sobre a situação e a solução agora é jogar toda responsabilidade sobre os professores.

Sou do tempo em que os professores eram figuras ilustres na comunidade.


Hoje infelizmente são tratados com descaso e desconfiança.


Temos de lembrar que o futuro deste país está nas carteiras das escolas, e o professor tem papel importante na formação cultural e do caráter destes jovens e crianças.
Quem educará nossos filhos e netos?



Vejam com atenção o relato abaixo: 


PROFESSOR – UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO

Por Verônica Dutenkefer

Esse texto que escrevo precisamente agora é mais um desabafo.

Desabafo de uma profissional que está lecionando há mais de 22 anos e que não sabe se sobreviverá por mais dez anos, que é o tempo que ainda precisará trabalhar (por mais que ame muito o que faz).

Trago comigo muitas perguntas que não querem calar. E talvez a mais inquietante seja: O que será necessário acontecer para se fazer uma reforma educacional neste país????

Constantemente, ouço ou leio reportagens com as autoridades educacionais proclamarem a má formação de seus professores. Culpando as Universidades, a falta de cursos de formação e culpando-nos, evidentemente.

Questionamentos:

Como um professor de escola pública pode fazer o seu trabalho se ele precisa ficar constantemente parando sua aula para separar a briga entre os alunos, socorrer seu aluno que foi ferido por outro aluno, planejar várias aulas para se trabalhar os bons hábitos, na tentativa vã de se formar cidadãos mais conscientes e de melhor caráter?

Nos cursos de formação nos é passado constantemente a recusa de um programa tradicional e conteudista, mas nossas avaliações de desempenho das escolas, nossos vestibulares e concursos públicos ainda são tradicionais e nos cobram o conteúdo de cada disciplina.

Como pode num país.....num estado...num município haver regras tão diferentes entre a rede particular e pública?
Na rede particular as escolas continuam conteudistas, há a seriação com reprovação, a escola pode suspender ou até mesmo expulsar um aluno que não esteja respeitando as regras daquela instituição.

A rede pública vive mudando o enfoque pedagógico (de acordo com o partido que ganhou as eleições), é cobrado cada vez menos do aluno, não se pode fazer absolutamente nada com um aluno indisciplinado que até mesmo coloca em risco a segurança de outros alunos e funcionários daquela instituição.

Dia a dia...minuto a minuto... os professores são alvos de agressões verbais e até mesmo físicas pelos alunos. A cada dia somos submetidos a níveis de stress insuportáveis para um ser humano.

Temos que dar conta do conteúdo a ser ensinado + sermos responsáveis pela segurança física de nossos alunos + sermos médicos + enfermeiros + psicólogos + assistentes sociais + dentistas + psiquiatras + mãe + pai .

E, quando ameaçados de morte, se recorremos a uma delegacia pra fazer um boletim de ocorrência ouvimos: “Isto não vai adiantar nada!

Meus bons alunos presenciam o mal aluno fazendo tudo o que não pode ser feito e não acontecendo nada com ele. É o exemplo da impunidade desde a infância.

Meus bons alunos presenciam que o aluno que não fez absolutamente nada durante o ano, passou de ano como ele, que se esforçou e foi responsável.

Houve um ano que eu tinha um aluno que era muito bom. E ele começou a faltar muito e ir mal na escola. Os colegas diziam que ele ficava empinando pipa ao invés de ir pra escola. Um dia, tive uma conversa com ele, e perguntei o que estava acontecendo? E ele me disse: “Prá que eu vou vir prá escola se eu vou passar de ano mesmo assim?”

Então eu procurei aconselhar (como faço com meus alunos até hoje) que ele devia frequentar a escola, não para tirar notas boas nas provas ou passar de ano. Ele deveria vir à escola para aumentar seu conhecimento que é o único bem que ninguém poderá roubar.Que a escola iria ajudá-lo a aprender e trocar conhecimentos com os outros e ajudá-lo a dar uma melhor formação na vida.

Depois dessa conversa ele não faltou mais tanto...mas nunca mais voltou a ser o excelente aluno que era.

Qual a motivação de ser bom aluno hoje em dia?

Seus ídolos são jogadores de futebol que não falam o português corretamente e que não hesitam em agredir seus colegas jogadores e até mesmo os árbitros. Ensinando que não é necessário haver respeito às autoridades e aos outros.

Ou são dançarinas que mostram seu corpo rebolando na televisão e pousando nuas para ganhar dinheiro.

Para quê me matar de estudar, se há tantas profissões que não são valorizadas e nem respeitadas?

Conheci (e ainda conheço e convivo) ao longo de minha carreira na escola pública, inúmeros profissionais maravilhosos. Pessoas que amam a sua profissão, que se preocupam com seus alunos, que fazem trabalhos excepcionais, que se dedicam. Que possuem um conhecimento e formação excelentes, mas que estão desgastados e quase arrasados diante da atual situação educacional.

Li, há poucos dias, num artigo que os cursos de Filosofia, Matemática, Química, Biologia e outros todos ligados à área de magistério não estão tendo procura nas Universidades.

Lógico!!!!!Quem é que quer ser professor???

Quem é que quer entrar numa carreira que está sendo extinta, não só pela total desvalorização e respeito, mas também pela falta de segurança que estamos enfrentando nas escolas?

Fiquei indignada com uma reportagem na TV (que aliás adora fazer reportagens sensacionalistas colocando o professor sempre como vilão da história) em que relatava que numa escola um aluno ameaçava os outros com um revólver e, num determinado momento, o repórter perguntou: ”Onde estava o professor que não viu isso??!!”

E agora eu pergunto: “O que se espera de um professor (ou de qualquer ser humano), que se faça com uma arma apontada pra você ou pra outro ser humano??? Ah...já sei...o professor deveria enfrentar as balas do revólver!!!! Claro!!! As universidades e os cursos de aperfeiçoamento de professores não estão nos ensinando isso.

Vocês tem conhecimento de como os professores de nosso país estão adoecendo?

Vocês sabem o que é enfrentar o stress que a violência moral e física tem nos submetido dia a dia?

Você sabe o que é ouvir de um pai frases assim:
“Meu filho mentiu, mas ele é apenas uma criança!”
“Eu não sei mais o que fazer com o meu filho!”
“Você está passando muita lição para meu filho, e ele é apenas uma criança!”
“Ele agrediu o coleguinha, mas não foi ele quem começou.”
“Meu filho destruiu a escola, mas não fez isso sozinho!”

Classes super lotadas, falta de material pedagógico, espaço físico destruído, violência, desperdício de merenda, desperdício de material escolar que eles recebem e, muitas vezes, não valorizam (afinal eles não precisam fazer absolutamente nada para merecê-los), brigas por causa do “Leve-leite” (o aluno não pode faltar muito, não por que isso prejudica sua aprendizagem, mas porque senão ele não leva o leite.) E sem esquecer do bolsa-escola!

Regras educacionais dissonantes de acordo com a classe social dos alunos. Impunidade.

Mas a educação não vai bem, por causa do professor.

Encerro esse desabafo com essa pergunta que li há poucos dias: Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

O BOM NESTE PAÍS É SER POLITICO.
APOSENTA-SE COM 8 ANOS DE "TRABALHO(?) ", E QUE SALÁRIO!!! (sem contar que não precisa grande formação acadêmica pra isto, infelizmente...)


Esta é a dura realidade, infelizmente!


Por Jonas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mais verba para educação é o que o Brasil precisa.

Depois do depoimento da Amanda Gurgel, professora do Rio Grande do Norte, o Brasil inteiro quer se mobilizar para termos uma educação de qualidade. 
 
Educação é a base para o futuro!
 
 
O povo brasileiro exige dignidade. 
 
Além de sofrermos com a violência, saúde precária, transporte público de baixa qualidade, ainda temos que sustentar corruptos que fazer o quiserem com o dinheiro público. 
 
Chega!


Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia!

Leia  e assine o abaixo-assinado online: «#dezporcentodopibja»

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=dpcdpj 
 
Cumpra sua parte, assine também!

Vale a pena ler esta matéria com atenção!


Enquanto nosso País não tratar a educação como um assunto sério, continuaremos a viver apenas na sombra das grandes portências mundiais.

Jonas